Toda arte e toda indagação, asim como toda ação e todo propósito, visam algum bem. Aristóteles

Toda arte e toda indagação, asim como toda ação e todo propósito, visam algum bem. Aristóteles

Filosofar envolve, fundamentalmente, uma mudança de postura diante da
vida, descartando as explicações que nos form impostas como verdadeiras e estabelecendo novas regras ao jogo... Vamos ao trabalho.

segunda-feira, 12 de abril de 2010

Filosofia e Tecnologia na Educação



Já sei que parece estranho para muitos a nossa proposta de atrelar filosofia e tecnologia na educação sistemática ou formal.
A Filosofia, nascida por volta do século VII a.C., sugere algo remoto, livresco, obsoleto para muitos. Mais não podemos esquecer que a filosofia é o fundamento de todas as ciências, mesmo aquelas em que o objeto de estudo não seja o pensamento, a razão, a lógica ou diretamente o homem. De qualquer forma a filosofia influencia nossa vida e com isso toda e qualquer ciência.
É preciso reconhecer uma base filosófica em tudo na vida, inclusive, nas inovações tecnológicas. Para que a própria humanidade não cumpra a profecia do "Admirável Mundo Novo" de Aldous Huxley, onde o poder de poucos é utilizado de maneira arbitrária e contrária à própria vida.
Os avanços tecnológicos nos cercam por todos os lados, e vêm, contribuir para tornar a nossa vida mais agradável e dinâmica.
A Internet agiliza determinadas tarefas e aproxima as pessoas, em qualquer ponto do planeta. Nossa proposta aqui no Blog também é esta. Vamos usar esta ferramenta para mantermos a comunicação além dos muros da escola.
Para um bom uso do computador e de outras inovações é de fundamental importância uma educação tecnológica de boa qualidade, sem perder de vista os aspectos filosóficos que fundamentam todo o processo.
E aí pessoal quero saber quem concorda e aprova... Espero comentários. Uma boa reflexão sobre esta questão vale um ponto extra. Não esqueça de se identificar.

Grande abraço para todos
Professor Ailton Dias

Nenhum comentário:

Postar um comentário