Toda arte e toda indagação, asim como toda ação e todo propósito, visam algum bem. Aristóteles

Toda arte e toda indagação, asim como toda ação e todo propósito, visam algum bem. Aristóteles

Filosofar envolve, fundamentalmente, uma mudança de postura diante da
vida, descartando as explicações que nos form impostas como verdadeiras e estabelecendo novas regras ao jogo... Vamos ao trabalho.

quinta-feira, 8 de abril de 2010

Guerra e Paz - Exercício para o 1º ano do Ensino Médio



Exercício extra para o 1º ano do Ensino Médio


Este exercício deve ser realizado por aqueles que desejarem. Vale 2 pontos extras. Entregar até dia 16 de abril.

Leia o texto abaixo e elabore um texto correlacionando a visão de Obama sobre a guerra e a teoria de Heráclito de Éfeso conforme o que estudamos. Procure como o presidente dos Estados Unidos ganhou o prêmio Nobel da Paz defendendo a guerra.


... O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, recebeu o prêmio Nobel da Paz, em Oslo, com um discurso no qual defendeu a necessidade de ir à guerra em algumas ocasiões. O presidente fez frente à contradição gerada pelo fato de ele receber o prêmio quando há apenas dez dias deu ordens para enviar um reforço de 30 mil soldados ao Afeganistão, intensificando, assim, a guerra no país asiático.

Diante de um público de mil pessoas, lideradas pelos reis Harald V e Sónia da Noruega, Obama, que recebeu a medalha do prêmio criado pelo sueco Alfred Nobel em 1906 em meio a mais de um minuto de aplausos, fez uma rápida menção a outra grande polêmica: o fato de ele ter sido agraciado quando está no cargo há apenas 11 meses e de suas conquistas concretas ainda serem limitadas.

Assim, reconheceu que "minhas conquistas são poucas" em comparação com outros agraciados anteriores e indicou que recebia o prêmio com "profunda gratidão e uma grande humildade".Mas grande parte de seu discurso se centrou em defender sua decisão no Afeganistão e a importância de combater em guerras "necessárias". Obama disse que a guerra não deve ser glorificada e que seu custo é "elevado", mas que seus "instrumentos têm um papel para manter a paz".

Por mais que deseje a paz, "a crença de que é necessária, raramente é suficiente para alcançá-la", disse Obama.

"Um movimento não violento não poderia ter detido os exércitos de Hitler. As negociações não podem convencer os líderes da Al Qaeda de que devem depor as armas", lembrou o presidente americano, que ressaltou que "dizer que a força é às vezes necessária não é uma chamada ao cinismo. É reconhecer a história".

Obama enumerou entre os casos nos quais uma guerra pode ser necessária a autodefesa, a intervenção humanitária ou para ajudar uma nação invadida. No entanto, ressaltou que, em qualquer caso, o custo da guerra é sempre alto. "Alguns matarão, outros morrerão" e "por mais justificada que seja, a guerra sempre promete uma tragédia".


Do site: Ultimo segundo. Disponível em:


http://ultimosegundo.ig.com.br/mundo/2009/12/10/obama+recebe+nobel+da+paz+e+defende+necessidade+de+guerra+9230398.html

Um comentário:

  1. Parabéns pelo blog,na medida do possível estarei lendo todas as postagens sobre Filosofia,um grande abraço de sua colega,Analisa.
    *Quando puder visite o meu blog ;analisacbarbosa.blogspot.com,ficarei muito feliz.Os temas são bem diferentes, mas se tratando de Educação, estamos aí para somar!

    ResponderExcluir